Uma enorme massa de terra
O Canadá é um país enorme. Tem uma área total de 9984670 quilômetros quadrados, tornando-o o segundo maior país do mundo em extensão e com localização privilegiada, combina perfeitamente paisagens naturais à modernidade de grandes metrópoles, o que contribui para deixá-lo ainda mais fascinante.
Para ajudar você a entender o tamanho do Canadá, considere isto: que leva sete dias para dirigir de Halifax, Nova Scotia para Vancouver, British Columbia. Para voar de Halifax a Vancouver leva sete horas. Mais uma prova do tamanho deste país: Canadá tem seis fusos horários separados-Newfoundland, Atlantic, Eastern, Central, Montanha e Pacífico.
A capital do Canadá é Ottawa, uma cidade verdadeiramente multicultural que abriga a sede do Governo Federal do Canadá.
Províncias e territórios do Canadá
O Canadá ocupa grande parte da América do Norte, fazendo fronteira com os Estados Unidos e com o gelado estado americano do Alaska. Ao todo, o país é dividido em 10 províncias e 3 territórios, cada qual com histórias, culturas e povos bastante diferentes. Ele pode ser dividido em cinco áreas regionais:
O Oriente , também chamado de região do Atlântico, inclui as províncias de Newfoundland e Labrador, Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island.
A região Central inclui as províncias de Quebec e Ontário.
As pradarias inclui Manitoba, Saskatchewan e algumas partes de Alberta.
O Ocidente inclui mais de Alberta e British Columbia.
O Norte é composta de três territórios de Nunavut, Yukon e os Territórios do Noroeste.
Cada província e território tem a sua própria capital, onde o governo provincial ou territorial está localizada.
A principal diferença entre uma província canadense e um território é que uma província recebe o seu poder e autoridade directamente da coroa, através do Ato da Constituição, 1867, que territórios derivam os seus mandatos e poderes do governo federal.
A principal diferença entre uma província canadense e um território é que uma província recebe o seu poder e autoridade directamente da coroa, através do Ato da Constituição, 1867, que territórios derivam os seus mandatos e poderes do governo federal.
Assim como sua cultura, a gastronomia canadense também é bastante variada. Existem opções para todos os gostos, desde pratos adaptados da mundialmente famosa “cozinha fast-food”, como o “poutine” (batata frita com molho e queijo), até delícias tipicamente italianas, chinesas, inglesas ou francesas, só para citar alguns.
Cada província tem uma especialidade culinária, que varia de acordo com as condições naturais e colonização da região, mas os peixes e frutos do mar, definitivamente, merecem destaque: se for à Ilha Prince Edward, por exemplo, não deixe de provar a lagosta ou o salmão do Atlântico. Outros produtos típicos dos Canadá são o Maple Syrup (xarope de plátano), utilizado em sobremesas, panquecas e waffles, e o Icewine, vinho feito com uvas congeladas também muito popular no Canadá.
No Canadá, as opções de compras também costumam atrair visitantes. No geral, as lojas e shoppings costumam funcionar até às 21h e abrem também aos Sábados e Domingos. Por lá, além de produtos típicos canadenses, é possível encontrar desde lojas de grifes renomadas até disputados outlets que seduzem os turistas pelos ótimos preços e grande variedade de produtos. E o melhor ainda está por vir: para não atrapalhar os planos de quem vai ao Canadá no Inverno, Toronto e Montréal possuem galerias subterrâneas com lojas para todos os gostos, além de restaurantes e outras atrações. Perfeito, não?!
Lar de recursos naturais
Florestas do Canadá, sua fauna, áreas protegidas e de água são bem conhecidos em todo o mundo. Possui mais de 71.500 espécies conhecidas de plantas e animais selvagens. Ele contém 20 por cento do restante deserto do mundo e 10 por cento das florestas do mundo. O Canadá tem sete por cento da água doce renovável do mundo e 25 por cento das áreas úmidas do mundo e ,também, tem o maior litoral do mundo.
A moeda é o dólar canadense (CAD). Para valores até 5 CAD, as moedas são utilizadas. O um dólar dourado é chamado de Loonie e a moeda prateada/dourada de dois dólares de Two-nie.
Imposto sobre vendas: 13% de impostos harmonizados sobre vendas.
Gorjeta: Similar aos EUA - de 15 a 20% por bom serviço, como por exemplo, em um restaurante ou salão de beleza, ou em um táxi.
O Canadá é um país bilíngüe: para aproximadamente 58% dos canadenses, o idioma oficial é inglês e, para outros 22%, a língua oficial é o francês. Além destas duas línguas principais, o Canadá é habitado por muitas pessoas com outras línguas maternas como italiano, chinês, alemão, português e espanhol, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário